AEE





 A.E.E D.A - AUXILIANDO NA ALFABETIZAÇÃO BILINGUE



ATIVIDADE PRÁTICA: CARTÃO DE NATAL  - ALUNO ÁLVARO NA EMEF DELCÉLIA


LISTA , CÁLCULO E COMPRA
DE MATERIAIS
 RETORNO A ESCOLA


 TRANSCRIÇÃO DE MENSAGEM DE NATAL BILINGUE



 CARTÕES PRONTOS

REFORÇO PARA O ENEM COM ALUNOS SURDOS UTILIZANDO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E LOUSA DIGITAL








Os alunos da sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) da escola Maria Amélia também estão se beneficiando das vantagens de se aprender brincando com os Objetos de Aprendizagem. De maneira lúdica pode-se alcançar bons resultados
OBJETOS DE APRENDIZAGEM


http://www.youtube.com/watch?v=eoBJDxFL6F8




Atendimento Educacional Especializado AEE
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas". (SEESP/MEC, 2008).
O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.
O AEE é um serviço conduzido por um professor especializado que suplementa (no caso de superdotados) e complementa (para os demais alunos) o atendimento educacional realizado em classes comuns da rede regular de ensino. Esse serviço realiza-se em escolas, em local dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais semelhantes, em horário diferente daquele em que frequentam a classe comum.

Alunos atendidos no AEE
  • Alunos com deficiência: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).
  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esteriotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno degenerativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008).
  • Alunos com altas habilidades/superdotação: estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.




O que faz o Atendimento Educacional Especializado - AEE?
  • Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
  • Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização;
  • Oferece Tecnologia Assistiva - TA;
  • Faz adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
  • Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades/superdotação).
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.


O AEE na Educação Infantil
Se expressa por meio de serviços de intervenção precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem, em interface com os serviços de saúde e assistência social


Para saber mais:

Constituição Federal de 1988;
Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Educação Especial;
Lei nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
Parecer do CNE/CEB nº. 17/01 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial;
Resolução CNE/CEB nº 2/01 de 11 de setembro de 2001 - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; 
Lei nº 10.436/02 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências;
Decreto nº 5.626/05 de 22 de dezembro de 2005. - Regulamenta a Lei 10.436 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;

Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado;

DOCUMENTOS INTERNACIONAIS

Convenção ONU Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2007;
Carta para o Terceiro Milênio;
Declaração de Salamanca;
Conferência Internacional do Trabalho;
Convenção da Guatemala;
Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes;
Declaração Internacional de Montreal sobre Inclusão

Livros sobre o Atendimento Educacional Especializado.

 ESTE ARTIGO FOI POSTADO PELA PROFª YOLANDA